A Palavra Profética: uma Candeia que Brilha em Densas Trevas
- Diego Farias
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.

O apóstolo Pedro em sua segunda carta, no capítulo 1:19 diz: “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”. Neste versículo, o encargo é bem reforçado a partir de dois pontos principais, primeiro, que a palavra ministrada pelos profetas de Deus tem autenticidade, ou seja, é confirmada pelos sinais, milagres e prodígios (Hebreus 2:1,4). Quando atendida, esta produz a fé subjetiva naqueles que a acolhem genuinamente, a exemplo dos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 2:13) que acolheram com sincero coração a palavra do apóstolo Paulo e ela operou eficazmente neles.
O segundo tópico reforçado na leitura de Pedro é que a Palavra Profética é como uma Candeia que brilha nas trevas (versículo 19). Candeia aqui se refere a uma luz forte que rompe com a escuridão, em alusão a situação de “apagão espiritual” em que vivia a humanidade da época, e que se estende aos dias atuais. Paulo segue na mesma linha, quando em Romanos 13:12 diz: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”.
A solução que a Bíblia nos apresenta é que Deus é Luz e não há Nele trevas nenhuma (João 1:5), e Sua Palavra, soprada pelo Espírito Santo aos seus santos profetas tem a função de nos nortear (2 Pedro 2:21) quando estamos perdidos. A palavra profética é tanto uma bússola que nos dar a direção, como um farol nos indicando o caminho a seguir, orientando os nossos passos em meio a escuridão (Salmos 119:105).
Temos, portanto, que esta palavra não se trata de mais uma mensagem eloquente, mas vazia, dentro do “vasto menu” encontrado na internet. Porém, é o falar vivo de Deus, seguro e firme, que tem conduzido a igreja no tempo final produzindo frutos para Deus. Segui-lo diligentemente fará com que a Fé seja impressa em nosso interior de modo que não mais estejamos cegos pelas trevas do pecado, mas vivendo dignamente como em pleno dia (Romanos 13:13).
Excelente palavra inspirada por Deus.
Aleluia pela luz da palavra profética! Ela tem a função de nos conduzir a Cristo, pela fé.
Deus é LUZ!
👍
Amém, muito bom