top of page

A Cruz de Cristo

A Cruz de Cristo é um divisor de águas na realização da obra de Deus no universo! Ela encerra a Dispensação (ou período) da Lei de Moisés e inaugura a Dispensação da Fé em Cristo — o tempo em que o Espírito passa a atuar por meio da Graça (Gálatas 5:11; 6:12-14).


ree

O apóstolo Paulo ressalta esse ponto em sua carta aos Gálatas: "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada" (Gálatas 2:16). O que temos aqui é algo bastante significativo, pois a Lei de Moisés, que foi dada pelo próprio Deus ao povo de Israel, serviu de trilho para aquela geração, conduzindo-os até Jesus Cristo. Mas em vindo o Salvador, ela não teria mais utilidade, visto que não tinha a função de ser perpétua, mas de proteger os judeus para não praticarem coisas contrárias a natureza divina como as demais nações, a exemplo da idolatria (Gálatas 3:23-25).


Infelizmente, levantou-se em Jerusalém grande perseguição contra os cristãos da igreja primitiva, por parte dos principais sacerdotes e líderes judeus que praticavam o judaísmo, a ponto de encarcerarem e até matarem aqueles que seguiam a fé genuína, como Estevão (Atos 7:54-8:3). Além dos líderes judeus, havia um outro grupo, os judaizantes, que eram pessoas ditas cristãs, que insistiam nas práticas mosaicas. Paulo chegou a chamá-los de "falsos irmãos" por pregarem que a salvação dependia da fé mas também da circuncisão e de guardar a lei, promovendo um "outro evangelho" (Gálatas 2:4, 1:6).


Portanto, precisamos ter total clareza de que o único evangelho é o de Cristo. Se voltamos a cumprir a lei, anulamos a obra de Jesus na cruz, uma vez que ela resolveu o problema do pecado, reabrindo-nos o acesso a Deus. Assim, não somos justificados pela carne nem pela prática da Lei, mas pela graça de Deus, gratuitamente, mediante a fé! Quando cremos, nos unimos a Ele em sua morte na cruz (Gálatas 2:19-21). É a partir dela que se inicia a obra que culminará com a volta de Cristo e o cumprimento da vontade de Deus (Efésios 2:4-10).

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page