top of page

3 funções principais dos pais na formação dos filhos

Atualizado: 23 de mar.




A educação dos filhos é uma das responsabilidades mais importantes dos pais, especialmente dentro de uma perspectiva cristã. A Bíblia nos orienta sobre a importância de criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Diante disso, destacamos três funções essenciais que os pais devem exercer para guiar seus filhos no caminho do Senhor.


1. Conduzir os Filhos ao Senhor


"Se pela ofensa de um [Adão] e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo" (Romanos 5:17).


A primeira das grandes funções dos pais é conduzir seus filhos a Cristo. Isso significa ensiná-los a andar nos caminhos do Senhor e prepará-los para receber a Deus em suas vidas. Desde a infância, é essencial que os filhos conheçam e compreendam a existência de Deus, Seu amor e Seu plano de salvação por meio de Jesus Cristo.


Além de ensinar essas verdades, é fundamental que os pais testemunhem sua fé no dia a dia. Quando os filhos nos veem orar, pedir perdão pelos erros e buscar a Deus nos momentos difíceis, eles aprendem, na prática, o que significa ter um relacionamento verdadeiro com o Senhor, ou seja, de conhecer Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Nesse contexto, pregar o evangelho será a coroação de uma vida evangelizada pelos pais.


2. Preservar os filhos do Mundo


"Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:15-17).


Vivemos em um mundo repleto de influências que podem desviar nossos filhos dos caminhos de Deus. Por isso, a segunda grande função dos pais é protegê-los e ensiná-los dos perigos do mundo. Embora estejamos no mundo, não pertencemos a ele, e nossos filhos precisam entender isso.


O Uso dos recursos do mundo, como o entretenimento e a vida social, deve ser equilibrado e ponderado. Se permitirmos que o mundo tenha acesso irrestrito à nossa casa, nossos filhos podem interpretar que não há problema em se envolver com as coisas do mundo. A compreensão da novidade do mundo e sua hostilidade em relação a eles será promovida pelo contato com a Palavra de Deus.


3. Preparar os Filhos para assumir a própria vida


"Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando, antes se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão" (2 Tessalonicenses 3:10-12).


Além de conduzi-los a Cristo e protegê-los do mundo, os pais também têm a responsabilidade de preparar seus filhos para assumir a própria vida. Para isso, eles precisam aprender sobre o valor das coisas cedo.


Delegar responsabilidades desde cedo, ensinar a cuidar das próprias coisas e conscientizá-los sobre o valor do trabalho são passos essenciais. Os filhos precisam entender que nem tudo será fácil, mas que o esforço e a dedicação valem a pena.


Pais que preparam seus filhos para os desafios da vida os capacitam a enfrentar o futuro com sabedoria e maturidade, sabendo que Deus sempre estará com eles.


Texto adaptado do Jornal Árvore da Vida n° 374, ano 34.


1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom! Que possamos praticar.

Like
bottom of page